Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Auxílio Reclusão poderá ser condicionado ao trabalho do preso.

Publicado por Miguel Ângelo Martin
há 4 anos

Segundo o Projeto de lei 5.802/19 de autoria do deputado Bibo Nunes, haverá a necessidade de trabalho pelo presidiário segurado para que o auxílio reclusão seja concedido. Desta forma, a família do recluso só receberá caso esteja laborando e em regime fechado de cumprimento de pena.

O mencionado PL altera o art. 80 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, para condicionar o pagamento de auxílio-reclusão ao trabalho do preso, segundo o deputado a lei não condiciona o recebimento ao trabalho do preso.

Art. 80. O auxílio-reclusão, cumprida a carência prevista no inciso IV do caput do art. 25 desta Lei, será devido, nas condições da pensão por morte, aos dependentes do segurado de baixa renda recolhido à prisão em regime fechado que não receber remuneração da empresa nem estiver em gozo de auxílio-doença, de pensão por morte, de salário-maternidade, de aposentadoria ou de abono de permanência em serviço

Segundo Bibo Nunes, a referida PL complementará a reforma da previdência - "é injusto que famílias de presidiários recebam o benefício quando vítimas amarguram no desemprego.

"Caso o Estado exerça sua obrigação de oferecer ao preso opções de trabalho, não pode ele se recusar a exercê-lo. Não deve ser beneficiada com o auxílio-reclusão a família do preso que por mau comportamento ou preguiça se furta ao trabalho na prisão. É o preso que não trabalha."

O deputado ainda justifica que os valores gastos pela Previdência com o auxílio reclusão cresceram vertiginosamente, em 2007 os valores pagos eram de R$ 121,9 milhões já em 2018 ultrapassam R$ 630,7 milhões.

Por fim, a referida PL aguarda designação de relator na comissão de seguridade social e família (CSSF) para seguir sua tramitação.

Fontes:

  • Sobre o autorAtua em Direito civil, penal, consumidor, imigração, tributário e empresarial
  • Publicações2
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações113
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auxilio-reclusao-podera-ser-condicionado-ao-trabalho-do-preso/798289385

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns pelo artigo! Excelente! continuar lendo

Seja bem vindo, Miguel! Obrigada pelo seu primeiro texto, espero vê-lo mais vezes por aqui :) continuar lendo